A Morte

"Nisto erramos: em ver a morte à nossa frente, como um acontecimento futuro, enquanto grande parte dela já ficou para trás. Cada hora do nosso passado pertence à morte..."
(Sêneca)
  
     Cada um tem uma forma de lidar com a morte.

     Hoje meus alunos ao chegarem do parque, perceberam que havia uma abelha na sala e começaram a falar todos ao mesmo tempo:

     - Prô olha a abelha!

     Eu disse: não mexam que ela pode picar vocês.

     Então um dos alunos exclamou: não é está morta!!!

     Eu alertei novamente, me aproximando do grupo, cuidado!!
     
      Nesse momento Antonio virou-se para mim e disse:

     -Prô não tem problema, essa já foi para o inferno...

     Uns bebem o defunto (antiga tradição interiorana), rezam, outros cantam; aliás, por falar em cantar, tem sempre aquele sem noção querendo participar ativamente do cerimonial.

     Certa vez havia morrido um jovem de 16 anos por afogamento, a família estava inconsolável...      Começou assim uma cantoria antes do sepultamento. Não sei quem foi o infeliz que começou a cantar Se as águas do mar da vida quiserem te afogar, segura na mão de Deus e vai...”
     Pô!!! Se o cara soubesse disso não tinha estendido a mão...

     Em um outro velório o pai de família sofreu um mal súbito e morreu de repente; no sepultamento uma mulher disse à viúva: to joga essa terra em cima do caixão é bom.

     A viúva olhou pra mulher, mas não disse nada...

     P#@$%&!!! Ninguém avisou essa mulher que já haviam pagado para fazer esse serviço???

     Bem seja como for, crenças e rituais sempre fizeram parte desse grande mistério que é a morte. Confesso que já tive muito medo dela (morte), hoje sei que ela é a única certeza que temos.

     Às vezes tenho a impressão que a vaidade e a prepotência humana não nos permitem acreditar que a morte é o fim. Prefiro acreditar que a morte é um muro muito alto que um dia seremos obrigados a pular, só então descobriremos o que existe atrás dele...

     ??????
"Feliz serás e sábio terás sido se a morte, quando vier, não te puder tirar senão a vida..."(Francisco de Quevedo)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CARTEADO

SEXO sem ordem alfabética

CASTIGO